segunda-feira, 9 de abril de 2012

O Destino & os sonhos

Eu acredito que somos nós que fazemos. Que temos escolhas, que podemos optar mesmo naqueles casos que não depende só de nós, podemos sofrer ou sofrer (menos), enfim. Mas tem uma coisa que me deixa com a pulga atrás da orelha, e não costumo comentar com muita gente sobre isto, pois acham que sou meio maluca. Acontece que como acredito que nossa vida é fruto de nossas escolhas, porque diabos tenho estes sonhos premonitórios? Na verdade não é bem déjà vu, que seria a sensação de que algo já aconteceu ou a impressão que se conhece tal pessoa de algum lugar. Não, é mesmo uma repetição: fulano está com tal roupa vestida, ciclano vira-se e diz blabláblá (a mesma frase do sonho), fulaninha ri e diz blablabla (a mesma coisa que também sabia que ia dizer). E eu fico, não sei bem, presumo que devo ficar com uma cara estranha e ainda bem que ninguém lê pensamento. Só me ocorre, pumba! Aconteceu outra vez. E não sei o porquê disto, deve me acontecer umas 20 vezes por ano talvez mais, se lembrasse mais dos sonhos. E são fatos cotidianos, bobos até, na maioria das vezes. Lembro de ter  recém chegado em Portugal e sonhei que a  minha vó me ligava para contar que a minha tia estava grávida. Ainda bem que comentei com o marido, senão nem ele acreditava. Uma semana depois liga a minha vó e o resto vocês já sabem. Também já sabia eu.
"Quem fica julgando o destino dos outros nunca descobrirá o seu". Paulo Coelho
A primeira vez que me dei conta deste dom ou sei lá, melhor dizendo, desta esquisitice, foi quando eu tinha uns 16 anos. Um ano antes tinha eu sonhado que estava numa sala de aula muito cheia e depois entrava um professor. Ele apresenta-se diz que ia falar sobre qualquer coisa da Rússia e vira-se para o quadro. Escreve czar e diz que em russo se diz "tizar", mas que hoje era aceito falar-se "quizar". Imagina a minha cara quando um ano depois estou sentada no fundo desta sala de aula e o professor entra, se apresenta, escreve no quadro e diz a mesma coisa que sonhei um ano antes? 
O engraçado é que não percebi quando o professor entrou que já o conhecia de algum lugar, a lembrança só vem à tona quando tudo se encaixa, quando o ciclo se fecha. Só depois dele escrever czar eu senti um frio na barriga e já estava à espera da frase. Aí sim gelei, como é possível? E já sim, já aconteceu sonhar comigo e com outra pessoa que falávamos coisas triviais e a pessoa disse tal coisa e eu lembrei do sonho que tinha tido em que ela dizia isto e numa fração de segundos o cérebro lutou para contrariar este sonho em que eu dizia assado, mas no fim acabei por dizer o mesmo que sabia que havia dito. Confuso? 
Pois então aonde é que ficam as escolhas? Como é possível eu ter este vislumbre do futuro? É possível que ninguém nunca acredite em mim a não ser o marido, mas pense se tivesse acontecido contigo. E não, infelizmente não consigo acertar o euromilhões!!! Ahhhh!!!
Se nossa vida é fruto de nossas escolhas como é possível saber o que o outro vai falar, com que roupa vai estar, o que eu vou dizer? É uma questão que vem e vai na minha cabeça.Será que existe qualquer coisa como um destino? Será que nossas escolhas não são assim tão nossas? 

4 comentários:

  1. Ola ola
    Arranjei um tempinho, pois ha mt k queria comentar esta publicaçao!

    Com a minha irma é a mesma historia que tu!!! Ela tem sonhos e depois tudo acontece como no sonho...Se ela nao me tivesse contado eu se calhar tambem ia achar k ela era doidinha, mas sempre me contava os sonhos e realmente a coisa acontecia!!! K medo, eu até dizia "ve-la se nao sonhas com os numeros da Sorte Grande lol"

    Ha 2 sonhos k nunca vou esquecer: a morte do nosso pai e o desaparecimento da nossa cadela.
    A nossa cadela tinha desaparecido, minha irma sofria horrores, era doida pelo bicho, 3 meses depois sonha onde estava o animal, tudo ao pormenor!!!!!!!!! Incrivel, ela contou-me o, sonho de manha e a tarde ja tinhas a cadela lol, ela foi busca-la ao quintal dumas pessoas e trouxe a cadela a força contra a vontade das pessoas, ela so gritva "ladroes a cadela é minha!!!" lol (ela tinha 12 anos)
    Uma semana antes sonha com a morte do nosso pai e até contou ao meu pai k riu e disse "filha é bom sinal de vida!" k trste qual vida??? 1 semana depois ele partiu (tinhamos 19 e 20 anos).Sao 2 episodios k me marcaram profundmente...

    Por isso acredito k destino esta feitinho pra nos, nao vale a pena lutar contra ele, mas tb acredito k somos "obrigados" a fazer escolhas, somos levados a pensar k decidimos alguma coisa!!
    Apesar disso tudo, continuo a ter sp fé e que quando quero muiiiiiito uma coisa e se acreditar k consigo mesmo!!!!
    Se é do destino ou nao? Acho k sim

    Beijinhos de boa sorte, nao é facil viver com esses sonhos, a minha irma até tenta ja nem ligar...

    Marina Pratas

    ResponderExcluir
  2. É bom saber que não sou só eu! eheheh Pois é muito interessante, eu sonho com situações também, mas pra mim o que me faz mais confusão é sonhar com a cópia do acontecimento em si, quando adivinho as frases das pessoas. Isto é que deixa-me perplexa :/
    Queria, e como sonhar com os números do euromilhoes. Já sonhei que alguém tinha me sussurrado 6 números no entanto eu estava com sono, entre dormindo e acordada e pensei: assim que acordar eu escrevo! Dã...óbvio que não lembrei! >:(
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Isso também acontece comigo, mas não frequentemente, é como se fosse para sonhar com aquilo num momento exato, é como se fosse ter um tempo ou momento certo para sonhar com aquilo, e depois acontecer, é muito sinistro, alias tem um sonho que eu tive,que até hoje, que ainda não sei o que significa se alguém que entende disso pudesse me ajudar com a tradução eu agradeceria muito. É meio sem sentido, todos meus sonhos são assim, enfim:
    No sonho, eu vou a casa da minha tia para passar alguns dias lá, no dia seguinte,eu vou dar uma volta pelo bairro, na verdade parece um morro, derrepente eu desliso em um barranco e caio no chão no meu de um... eu acho que era um desfile como de escolas só que diferente, nesse desfile, havia criaturas mitológicas, e não eram pessoas fantasiadas, eu me lembro até que vi sereias. Em desfile de escola, é comum muitas escolas de diversos lugares desfilar, mas neste sonho, pareciam tribos, não tribo de índios, tribos no sentido de culturas diferentes, com figuras mitológicas e outras que não identifiquei, depois das sereias veio uma tribo que me chamou muito a atenção, era uma tribo em que havia pessoas com capas pretas, idênticas à dos volturi do filme crepúsculo, eu estava encostada no barranco sem entender nada do que estava havendo, derrepende eu perdi o equilíbrio, e no momento em que eu ia cair, um menino da tribo dos de capa preta estendeu a mão sem olhar para mim, somente estendeu a mão para não permitir que eu caísse, e por impulso segurei a mão dele para não cair, mais quando olhei para ele a vergonha tomou conta de mim, sem hesitar soltei a mão dele com vergonha e ele prosseguiu andando no desfile, esse menino tinha um cabelo cacheado cujo a cor era um ruivo alaranjado, os olhos eram castanhos e tinha pele branca, bem branca, ele parecia ter a minha idade, uns 14 anos, uma coisa me confronta até hoje neste menino, sempre que tenho sonhos normais eu não costumo sentir as coisas nos sonhos, por exemplo, quando você toca na mão de alguém, você sente ela, quando eu sonho, eu não sinto, mas sempre que tenho presságios eu sinto essas coisas, talvez seja por isso que eu saiba quando é um presságio, enfim, quando toquei a mão dele eu senti o toque, e não foi só isso, quando o toquei, um arrepio surgiu da minha cabeça aos pés e senti uma coisa diferente, não sei explicar, é como se fosse um atração, não de se apaixonar mas uma atração, diferente, como se tivéssemos uma ligação. Continuando, neste desfile havia muitas pessoas sentadas no barranco em que caí e perguntei para uma deles o que estava acontecendo, quando fui olhar para o lado para ver o que estava acontecendo, meu pai entrou no quarto e me acordou, fiz tudo que pude para sonhar de novo, fiquei a manhã inteira tentando dormir para ver o que significava esse breve sonho, até hoje nunca mais sonhei com isto, faz um mês que sonhei, não sei porque mas estou incomodada com ele, tem alguma coisa neste sonho que me incomoda, até já pesquisei na internet o significado desse sonho, mas nenhum me satisfazia, nenhum parecia corresponder com o sonho, e ate hoje tento descobrir o que significa, se alguém pudesse me ajudar ficarei muito feliz. Muitas vezes tenho presságios e eles realmente acontecem, só que esse foi o meu sonho mais misterioso de todo minha vida, eu senti que esse sonho não era normal, ele tinha um coisa que me incomodava de verdade, e quando toquei na mão daquele menino senti uma sensação muito estranha, é como se este sonho estivesse realmente para acontecer e este acontecimento cujo o significado não sei, me assusta, por favor me ajudem a descobrir.
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  4. Tenho uma amiga que tem um blog sobre sonhos: a sala dos sonhos, procura no google. Manda este sonho de repente ela consegue te ajudar melhor. Mas posso dizer assim por intuição o que me parece. Acho que o desfile significa a vida humana, as reencarnações em vários corpos, as criaturas podem estar ligadas a espiritualidade, as crenças antigas da humanidade nos deuses. Este menino tem uma ligação especial contigo. Um amigo? Um amor antigo? Enfim, parece-me que tu ainda está na carne e ele segue o seu caminho e te ajuda quando pode fazê-lo, mas sem deixar de seguir o caminho dele.
    Beijinhos
    E desculpa, náo tinha visto teu comentário antes

    ResponderExcluir